Fechar X

DICAS

DÚVIDAS E SUGESTÕES

| Boca

Cuide da saúde de sua boca


19 de Agosto de 2010

Cuide da saúde de sua boca

Cuidados específicos:

Escovação
A escovação dentária é a maneira mais efetiva de remoção de placa bacteriana e dessa maneira é a melhor conduta para a prevenção de problemas odontológicos.
Para que a escovação seja a mais eficiente possível siga as seguintes orientações:

* Proceda à escovação dentária sempre após as refeições.
* Utilize escova de cerdas macias e de cabeça compacta.
* Utilize uma pequena quantidade, mais ou menos 1cm, de creme dental contendo flúor.
* Coloque a escova junto a união da gengiva com os dentes de maneira que as cerdas formem um ângulo de 45° em relação aos dentes. Movimente (gire) a escova em direção à superfície mastigatória dos dentes.
* Escove todas as superfícies dos dentes, a superfície interna (lingual) a externa (vestibular) e superfície mastigatória (oculusal).
* Lembre-se que uma escovação correta demora aproximadamente 3 minutos.

Fio Dental
A higienização dentária somente se completa com o uso do fio dental, pois somente pela escovação dentária não é possível a remoção da placa bacteriana ou de resíduos alimentares das superfícies que se encontram entre os elementos dentários (superfícies interproximais).
Siga as seguintes orientações para que a utilização do fio dental seja mais eficiente:

* Proceda ao uso de fio dental pelo menos 1 vez ao dia, de preferência antes da última escovação do dia.
*Corte um pedaço de aproximadamente 40cm de fio dental e segure com os dedos indicadores e polegares.
* Introduza o fio no espaço interproximal (entre os dentes) de maneira delicada. Quando o fio passar pelo contato entre os dentes, aproxime-o da gengiva e faça um movimento de vai e vem contra a superfície dentária, nunca contra a gengiva. Repita esse procedimento no dente vizinho.
* Repita o procedimento acima em todos os dentes.
* Na maioria dos pacientes o uso de fio dental é suficiente. Em alguns casos é necessário o uso de outros dispositivos tais como escovas interproximais ou passadores de fio dental para que a higienização seja realizada.

Antisséptico Bucal
O uso de Antisséptico Bucal previne o aparecimento de cáries e o mau hálito, proporcionando uma higiene bucal mais completa. Deve ser usado diariamente.
Modo de usar: após a escovação, fazer bochechos com 20ml (1 medida da tampa) por aproximadamente 30 segundos.
Para melhores resultados, evite comer ou beber durante 30 minutos. Não diluir o produto.
Uma higiene bucal perfeita e eficaz contra a placa bacteriana só será completa com o anti-séptico bucal.
Essa solução anti-séptica e antibacteriana funciona como um detergente na remoção de resíduos devido ao seu componente ativo: o cetilperidínio. Bochechos diários de anti-séptico bucal reduzem o acúmulo da placa bacteriana causadora do tártaro, das cáries, inflamações e mau hálito, proporcionando uma agradável sensação refrescante de limpeza.

Visite seu Dentista
É parte integrante da sua saúde bucal o controle por parte do seu dentista da sua condição odontológica. Dessa maneira com visitas regulares é possível tanto prevenir problemas como diagnosticar aqueles que se encontram nos seus estágios iniciais e solucioná-los com tratamentos mais simples.
Mesmo que você não apresente qualquer queixa ou dor isso não significa necessariamente a ausência de qualquer problema odontológico. Um exemplo disso é a doença periodontal que, em seus estágios iniciais, não apresenta sintomatologia perceptível pelo paciente, sendo, no entanto necessária a intervenção do seu dentista para evitar um maior comprometimento dessa patologia como, por exemplo, a perda de elementos dentários.
Os pacientes fumantes ou aqueles que consomem bebidas alcoólicas necessitam de maior controle por parte do Cirurgião Dentista uma vez que esses hábitos promovem uma grande agressão à mucosa oral, sendo maior a incidência de alterações epiteliais nesses pacientes.
Pacientes que apresentam alterações de metabolismo, como por exemplo, Diabetes Mellitus, necessitam também de um maior controle, pois estão mais sujeitos a problemas gengivais e periodontais.
Como regra geral é recomendada visitas regulares ao seu dentista com uma freqüência semestral ou, no máximo, anual.

Benefícios Topz
A linha Oral Care Topz oferece produtos de qualidade para realizar a higiene completa da boca!
Com escovas dentais que possuem formatos especiais, adequados para a necessidade de cada um, e com a variedade de opções como limpadora de língua, diversos massageadores de gengiva, cerdas macias e/ou médias e entre variados tamanhos de cabeça; além de fios dentais e anti-sépticos bucais que não agridem os dentes.
Conheça toda a linha em www.topzcosmeticos.com.br
 

  • Gostou ? Indique para um amigo.

  • Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Buzz Compartilhe no Facebook Envie para o Delicious Compartilhe no Myspace Envie para o Technorati Compartilhe por email
  • Tem alguma dúvida ou sugestão ?